top of page

Desigualdade económica 

  •  Os dados recentemente divulgados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), a partir do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento realizado em 2020 confirmam a tendência de melhoria das condições de vida da população. No entanto, os efeitos socioeconómicos da pandemia de Covid-19 vieram agravar de forma muito clara as condições de vida de milhares de pessoas no país.

Desiguldade económica.jpg

Desigualdade de Género em Portugal

  •   A diferença salarial entre homens e mulheres está a esbater-se, mas permanece elevado. Em Portugal a média mensal base das mulheres continua a ser 14,4% inferior à dos homens. Em oito anos, a desigualdade salarial entre homens e mulheres diminuiu apenas 3,6% em Portugal. A maior redução que foi sentida a partir de 2017, na altura em que a diferença remuneratória entre ambos se reduziu 1%, devido à aprovação da Lei nº 60/2018.

Desigualdade de genero.jpg

Desigualdade de género durante a pandemia

  •   Para muitas mulheres, o teletrabalho não foi opção. O FMI lembra que há mais mulheres a trabalhar nos setores sociais — indústria, retalho, turismo e serviços de saúde –, para os quais o teletrabalho não é possível.

  •   Além disso, as mulheres trabalham mais 2,7 horas do que os homens em trabalho doméstico não pago, destaca o relatório. Devido ao confinamento obrigatório, a prestação de cuidados aos filhos e familiares aumentou, principalmente por parte das mulheres e, em consequência, o risco de perderem os seus empregos.

Desigualdade de genero pandemia.png

Trabalho realizado por:

Diogo Silva n.º8, Gonçalo Lourenço n.º11 e Guilherme Esteves n.º12

bottom of page