top of page

O que é a Desigualdade Social?

Desigualdade social é a diferença económica que existe entre determinados grupos de pessoas dentro de uma mesma sociedade. As áreas de desigualdade social incluem o acesso aos direitos de voto, a liberdade de expressão e de reunião, a extensão dos direitos de propriedade e de acesso à educação, saúde, moradia de qualidade, viajar, ter transporte, férias e outros bens e serviços sociais. Existem várias formas de desigualdade social, como por exemplo:

  • Desigualdade racial.

  • Desigualdade de género 

  • Desigualdade de casta.

  • Desigualdade etária.

  • Desigualdade de classes.

  • Desigualdade na saúde.

Desigualdade racial

Além da relação económica que separam as raças em muitos países, devido ao período de escravidão, há também uma dificuldade de oportunidades, que afeta pessoas que não sejam brancas,  fenômeno que acontece tanto nas oportunidades de emprego quanto nas representações mediáticas, como em filmes e programas de TV, nos quais a representatividade das raças é diversa da realidade e ainda costuma acentuar esse preconceito.

Desigualdade de casta

É um tipo de desigualdade que existe principalmente em países como a Índia, Nepal, Bangladesh, Paquistão e Coreia e depende da função, origem ou nascimento, ou seja,  depende da hereditariedade. Existem restrições na partilha de comida e bebida com membros de castas diferentes, ir a determinados lugares, a execução de endogamia, bem como a utilização de vestimentas e hábitos alimentares definidos. Estas podem ser aplicadas através da violência física ou exploração. As castas mais baixas são mais propícias a viver em bairros mais degradados e terem empregos de baixo estatuto e renda. 

Desigualdade etária

É um tipo de discriminação contra pessoas ou grupos baseado na idade. Quando este preconceito é a motivação principal por trás dos atos de discriminação contra aquela pessoa ou grupo, então tais atos constituem-se discriminação por idade. Embora etarismo possa se referir ao preconceito contra qualquer grupo etário, a discriminação por idade está geralmente associada a duas faixas etárias específicas:

Adolescentes: (etarismo contra adolescentes é também chamado "adultismo"), a quem são atribuídos as características estereotipadas de imaturos, insubordinados e irresponsáveis;

Terceira idade: que são rotulados de lentos, fracos, dependentes e senis.

Desigualdade na saúde 

As desigualdades na saúde podem ser definidas como as diferenças no estado de saúde ou na distribuição dos determinantes da saúde entre diferentes grupos populacionais. As desigualdades na saúde são, em muitos casos relacionadas com o acesso aos cuidados de saúde.  

Desigualdade de classes

A medida da desigualdade entre as classes sociais depende da definição utilizada. Para Karl Marx, existem duas grandes classes sociais, com desigualdades significativas: a classe trabalhadora (o proletariado) e os capitalistas (a burguesia). Esta simples divisão representa os interesses sociais opostos de seus membros, o ganho de capital para os capitalistas e a sobrevivência para os trabalhadores, criando as desigualdades e o conflito social a quem Marx associa a opressão e a exploração.

Qual a desigualdade com maior impacto no mundo?

R: A desigualdade social com todas as suas subcategorias (racial, de classes, de casta, etária e na saúde).

Links com mais informação:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002010000200009 

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222001000200007

Página desenvolvida por:

Inês Mendes n.º 13 e Lara Marques n.º15 

bottom of page